Quem Somos

slider

Recent

Footer Label

Navigation

Ronco: Mitos e Verdades



Ouvir alguém roncando a noite inteira do seu lado pode ser uma tortura, especialmente para quem tem sono leve.

Além disso, a pessoa que ronca pode ter problemas que vão muito além deste distúrbio do sono.

Até pelo fato de ser tão comum, existem vários mitos sobre o assunto. Por isso  fiz uma pesquisa na net e descobri o que os especialistas dizem assim podemos tirar as dúvidas e esclarecer o que é mito e o que é verdade quando o assunto é ronco.

O ronco é mais freqüente em quem dorme de barriga para cima? Não necessariamente.
De barriga para cima, os músculos tendem a obstruir a garganta com maior facilidade aumentando a dificuldade da passagem do ar e as chances do ronco. Mas não é só mudar de posição que o problema está resolvido, em caso de roncadores, ele vai recomeçar em qualquer posição.

Roncar separa casais? Verdade
Os cônjuges sofrem com o barulho e acabam tendo insônia, passando o dia cansados, sonolentos, com todas as consequências de uma noite não dormida. Imagine isso, repetidamente, durante anos. Na maioria dos casos, os casais passam a dormir separados.

Roncar é sinal de sono profundo? Mito
É exatamente o contrário, quem ronca não dorme bem, não atinge sono profundo, não tem sono reparador, não relaxa e não descansa. Pode ainda ter apnéia do sono.

Roncar pode causar disfunção erétil? Verdade
O corpo do roncador, por não descansar bem, acaba perdendo energia e causando mais cansaço. Essas condições podem levar a problemas de ereção, desde que tenha apnéia do sono


O ronco pode causar apnéia? Verdade
Roncar não é normal e é sinal de apnéia do sono (falta de ar por mais de 10 segundos).

Apnéia é perigoso? Verdade
A apnéia fragmenta o sono e altera os níveis de oxigênio no sangue gerando consequências graves para a saúde e a qualidade de vida como: hipertensão e problemas cardiovasculares, cansaço e sonolência diurna, depressão, irritabilidade, diminuição da concentração e do raciocínio, diminuição da libido e impotência sexual; e ainda aumenta muito a chance de acidentes no trabalho e no trânsito.

Ronco não tem solução? Mito
O ronco é um distúrbio do sono de natureza crônica e pode ser controlado com um aparelho oral de eficácia comprovada. O aparelho estimula a musculatura da língua, da garganta e do céu da boca, impedindo o estreitamento e fechamento da via aérea quando respiramos.

O ronco pode causar problemas cardio-vasculares? Verdade
Hoje sabemos que só o ronco, mesmo sem apnéia, pode gerar problemas na artéria carótida por causa da vibração frequente dos músculos do canal de passagem do ar, acontecer muito perto da carótida.

Ta ai então, agora Boa Noite! Bom Sono......
Compartilhe
Banner

Post A Comment:

0 comments: