Quem Somos

slider

Recent

Footer Label

Navigation

Top 10: Motos Custom


Elas são grandes, cheias de estilo e apresentam uma postura de pilotagem única. Quando se fala em motos custom fica muito difícil não lembrar automaticamente da Harley-Davidson e seus mais de cem anos de história. Entretanto, muitas outras marcas já apresentaram modelos nessa categoria que fariam qualquer motociclista Easy Rider encarar centenas de quilômetros. Com destaque especial para as japonesas e europeias, que vem fazendo grande sucesso mundo afora. Inclusive na terra do Tio Sam, onde são conhecidas como cruiser. No Top Ten, a Agência INFOMOTO listou alguns dos modelos custom mais famosos do mundo.


1 - Harley-Davidson Fat Boy Special


Iniciamos o Top Ten com a mais icônica representante das motos custom. Embora a Harley-Davidson tenha apenas esse estilo em seu line up, alguns modelos acabaram se destacando muito mais do que outros. É o caso da Fat Boy, cuja notoriedade se deve em parte pela participação no filme O Exterminador do Futuro 2, onde divide a cena com Arnold Schwarzenegger.  Nos Estados Unidos, a Fat Boy Special conta com o mítico motor Twin Cam 103B, composto pelos tradicionais dois cilindros em “V”, rodas de liga leve maciça e peças pintadas de preto ou cromadas. Para o mercado brasileiro, a moto virá com o tradicional motor Twin Cam 96 de 1600 cm³, transmissão de seis velocidades e sexta-marcha Over-Drive (Six-Speed Cruise Drive, como prefere a Harley). Além disso, o Fat Boy Special traz como item de série sistema de freios ABS. Preço sugerido: R$ 48.200.


 2 - Honda Shadow 750

Fabricada no Brasil desde o início dos anos 90, a Shadow ajudou a difundir por aqui o conceito de moto custom em tempos que uma Harley não passava de um sonho distante.  O bicilíndrico em “V” de 745 cm³ e comando único no cabeçote que equipa a Shadow 750 é capaz de gerar pouco vais de 45 cv de potência a 5.500 rpm. O torque máximo do propulsor é de 6,5 kgf.m e o peso seco da custom brasileira da Honda é de 229 kg. Preços sugeridos entre R$ 28.880 (standard) e R$ 31.880 (com freios ABS).


 3 - Yamaha XVS 950 Midnight Star

Apresentada em 2009 como sucessora da Drag Star 650, a Yamaha Midnight Star foi um salto e tanto em termos de custom produzida no Brasil. Para quem ainda não conhece, a linha Star da Yamaha fabrica lá fora diversas motos desse estilo com motorização variada. Incluindo uma versão da Midnight Star com 1900 cc. Na versão brasileira, o “V-Twin” de 942 cm² tem comando simples no cabeçote, capaz de gerar em torno de 53 cv a 6000 rpm. Preço sugerido: R$ 29.990.


4 - Kawasaki Vulcan 900 Custom

A custom da Kawasaki também é uma alternativa para os motociclistas que preferem as motos de origem japonesa. A Vulcan 900 está disponível no Brasil nas versões Custom, Classic e Classic LT. As motos se diferem apenas pelas cores e acessórios presentes em cada versão, uma vez que a motorização é a mesma em todas. O motor que equipa as três motos é de 903 cm³ com comando único no cabeçote e capaz de gerar até 50 cv de potência máxima. Preços a partir de R$ 32.881,00.


5 - Suzuki Boulevard M800R

Entre as marcas japonesas, a Suzuki é a que mais oferece modelos dessa categoria para o motociclista brasileiro com a Intruder, de 125 cc e as duas versões Boulevard, com 800 e 1500 cc. Com seu line up nacional de motos custom renovado recentemente, cada modelo está disponível em duas versões com pacotes diferentes de acessórios, totalizando seis motos disponíveis. Destacamos, então, uma das intermediárias: a Boulevard M800R tem motor OHC de 805 cm³ que pode gerar até 53 cv a 6000 rpm. Preço sugerido: R$ 34.900.


6 - Indian Chief Classic

Elas são norte-americanas, tradicionais e ícones entre as “cruisers”. Embora pareça uma reprodução da Harley-Davidson, os modelos da Indian Motorcycles cabem perfeitamente nessa descrição e podem enganar alguns olhos mais desatentos. Especialmente comparando-se com modelos mais antigos da HD. A Chief Classic, modelo mais conhecido da marca, conta com um “V-Twin” de 1720 cm³ e transmissão final tipo belt drive (por correia).


7 - Triumph Thunderbird

A inglesa Thunderbird é a única custom da nossa lista que não conta com os cilindros dispostos em “V”. O propulsor adotado pela Triumph também tem dois cilindros, porém colocados de forma paralela. Mesmo com geometria diferente, o motor de 1597 cm³ com duplo comando no cabeçote é capaz de gerar 86 cv de potência máxima a 4850 rpm.  Ela também é a mais pesada da lista, com 340 kg de peso seco.


8 - Moto Guzzi Bellagio 

A suspensão traseira mais alta e os guidões retos da italiana Bellagio remetem às café racers de antigamente e deixando-a mais perto de uma naked do que de uma custom. Entretanto, estão ali outras características do segmento, como o ângulo de cáster maior, longo escapamento duplo colocado e o motor de dois cilindros em “V”. Este, por sua vez, foi colocado a 90º do quadro, ao invés de acompanhar o corpo da moto. O propulsor de 935,6 cm³ com comando simples no cabeçote é capaz de gerar até 75 cv a 7200 rpm. A transmissão final também é feita por eixo-cardã.


9 - Victory  Hammer S  

Outra marca que passaria facilmente por uma Harley-Davidson andando em ruas brasileiras é a Victory. Com modelos que se assemelham aos das famílias Touring e Softail da HD, a fabricante norte-americana equipa todo o seu line up com motores de dois cilindros em “V”. Nosso destaque vai para a Hammer S, que conta com propulsor de 1737 cm³ com comando simples no cabeçote, capaz de gerar até 76 cv de potência máxima.


10 - Headbanger Summertime

A menção honrosa do nosso Top Ten vai para uma bobber, um subestilo dentro das custom caracterizado pelos guidões altos em relação à pouca altura do assento e a estrutura simples e leve. Feita de maneira artesanal em uma fábrica nos arredores de Milão, Itália, a Summertime, assim como as outras motos da Headbanger, não tem qualquer tipo de equipamento eletrônico. O motor é o tradicional “V-Twin” de 1530 cm³.

Gostou? Então curte nossa página no facebook.

Compartilhe
Banner

Post A Comment:

12 comments:

  1. Vale acrescentar a maravilhosa night rod

    ResponderExcluir
  2. A terceira e quinta colocadas estão com a mesma imagem...

    ResponderExcluir
  3. Shadow ou drag star qual a melhor ...

    ResponderExcluir