Um dia desses meio que tedioso me deparei com as fotos de uma cidade fantasma e resolvi fazer uma pesquisa sobre o assunto e acabei descobrindo mais de 100 cidades fantasma e 11 no Brasil. Cidade-fantasma é o nome dado a uma uma cidade que está abandonada. De uma maneira geral isso ocorre quando afetividade econômica foi insuficiente para suprir as necessidades básicas da população ou por desastres naturais ou causados pelo homem como o acidente que ocorreu em Chernobyl. Como são muitas vou dividir este post em algumas partes, e mostrar inclusive lindos cenários para curtir suas férias .
Velho Airão ou Airão Velho, como é chamada pelos moradores de Novo Airão é uma cidade fantasma brasileira, situada no estado do Amazonas[1]. A cidade, a época de sua existência, era conhecida apenas como Airão, ou ainda Aerão. Foi fundada no ano de 1694, sendo a primeira povoação às margens do rio Negro, mais antiga que a primeira capital do Amazonas.
Foi uma das vilas mais importantes no médio rio Negro desde a época dos colonizadores portugueses até a Segunda Guerra Mundial, quando os aliados encontravam sua maior fonte de borracha para a fabricação de pneus e materiais cirúrgicos no látex da amazônia. Airão concentrava toda a produção de borracha do alto rio Negro, do rio Jaú e seus afluentes e do rio Branco, trazendo a produção de vilarejos próximos à Boa Vista (Roraima). Com o fim da guerra, os ingleses passaram a comprar látex de sua colônia: a Malásia. Os produtores amazonenses não estavam preparados para isso e como Airão era um ponto de captação e distribuição, a cidade faliu. Com a decadência do Ciclo da borracha, seus moradores passaram a abandoná-la, até ser deixada pelo último morador em 1985. Boa parte de sua população mudou-se para vilarejos mais próximos à capital do estado, Manaus, mas a maioria (108 pessoas) foi transferida para a vila de Itapeaçu, que passou a se chamar Novo Airão.
Como a população estava a abandonar a cidade, surgiu a lenda das formigas. Um político da época afirmou que a população estava sendo devorada por formigas e pediu ajuda para mudar a sede do município. Verdade ou mentira, o fato é que a partir de 1950 a população começou a ser transferida para onde hoje é Novo Airão.
A partir de 1985, a marinha brasileira começou a usar a cidade abandonada como alvo para treino de tiros de seus navios até o ano de 2005, quando a cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Mas apenas em 2010 técnicos do IPHAN começaram a levantar dadosno lugar. Desde 2005 cerca de 7 famílias retornaram ao lugar, fazendo suas casas em volta das ruínas e auxiliam na condução dos turistas que visitam o antigo vilarejo.
Fordlândia, Pará, Brasil
Fordlândia foi o nome dado a uma gleba de terra adquirida pelo empresário norte-americano Henry Ford, através de sua empresa Companhia Ford Industrial do Brasil, por concessão do Estado do Pará, por iniciativa do governador Dionísio Bentes e aprovada pela Assembléia Legislativa, em 30 de setembro de 1927. A área de 14.568 km2 fica próximo a cidade de Santarém, no estado do Pará, às margens do Rio Tapajós. Com o falecimento de Henry Ford, seu neto Henry Ford II assumiu o comando da empresa nos Estados Unidos e decidiu encerrar o projeto de plantação de seringueiras no Brasil. Através do Decreto nr. 8.440 de 24 de dezembro de 1945, o Governo Federal brasileiro definiu as condições de compra do acervo da Companhia Ford Industrial do Brasil: a Ford foi indenizada em aproximadamente US$ 250.000, e o governo brasileiro assumiu as obrigações trabalhistas dos trabalhadores remanescentes, além de receber seis escolas (quatro em Belterra e duas em Fordlândia); dois hospitais; estações de captação, tratamento e distribuição de água nas duas cidades; usinas de força; mais de 70 quilômetros de estradas; dois portos fluviais; estação de rádio e telefonia; duas mil casas para trabalhadores; trinta galpões; centros de análise de doenças e autópsias; duas unidades de beneficiamento de látex; vilas de casas para a administração; departamento de pesquisa e análise de solo; plantação de 1.900.000 seringueiras em Fordlândia e 3.200.000 em Belterra.
Ararapira, Paraná, Brasil
Ararapira é o nome de um vilarejo histórico localizado no município de Guaraqueçaba, litoral norte do Estado de Paraná.
São José do Ararapira foi uma das vinte uma vilas fundadas pela coroa portuguesa na então Capitania de São Paulo no século XVIII. Sua disposição no espaço geográfico é vista no livro “Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial”, de Nestor Goulart Reis, da coleção Uspiana – Brasil 500 anos, como “um modesto exemplo do empenho civilizatório e modernizador da administração pombalina, que levava à fixação de padrões de regularidade nos traçados do urbanismo e da arquitetura, mesmo em pequenas povoações”.
Nos anos trinta do século XX, a vila, habitada por cerca de 500 famílias, era servida por diversas casas de comércio e diversas padarias. Um motor a diesel fornecia energia. E as festas eram as mais animadas e concorridas da região.
No século XX, as estradas pelo interior absorveram todo o tráfego entre São Paulo e Curitiba. O canal do Varadouro foi aberto na década de 40. E o regime das marés continuou roubando as casas da vila. São José do Ararapira é hoje uma vila abandonada, mas seu cemitério continua sendo usado pelas comunidades da região.
Baia dos Tigres, Angola
A Baía dos Tigres é a maior ilha de Angola. Está situado na Província do Namibe e tem uma área de 98 km ².
Agdam, Azerbaijão
Agdam (azerí: Ağdam) é um distrito no sudoeste do Azerbaijão, e o mesmo nome possui a cidade capital do rayon, que atualmente se considera Cidade-fantasma. A cidade abrigou a mais de 160.000 residentes em um momento. Devido a atual controvérsia sobre a República do Nagorno-Karabakh, a cidade, Agdam, tem estado sob o controle armênio desde julho de 1993. A maioria dos refugiados de Agdam agora vivem em acampamentos improvisados em cidades da região de Barda e Sumgait.
Belchite, Espanha
Belchite (Belchit em aragonês) é um município da Espanha na província de Saragoça, comunidade autónoma de Aragão, de área 273,7 km² com população de 1647 habitantes (2007) e densidade populacional de 6,02 hab./km².
No próximos post deste especial vou mostrar as mais bonitas cidades fantasmas do mundo. Uma opção diferente para curtir suas férias.
Post A Comment:
0 comments: